domingo, 14 de fevereiro de 2016

ENTREVISTA #3 - FRANCESCO PROCAT



E seguindo com nossas entrevistas, temos a participação de Francesco Procat, um autor incrível que possui talento para as mais variadas histórias. Com muita simpatia e descontração, Francesco respondeu nossas perguntas e mostrou a pessoa que existe por trás do escritor talentoso. Então, sem mais prolongamentos, confira como foi essa conversa.

Entrevista com Francesco Procat (@heyfrancesco) - https://www.wattpad.com/user/heyfrancesco



– Por que decidiu escrever? O que o motivou, amigos, família, uma ideia antiga que nunca o deixou em paz?

Bom, desde meus 3 anos sou fascinado por livros (em outras palavras, desde que aprendi a ler), o que logo foi crescendo até que eu comecei a criar minhas próprias histórias. Eu me lembro de ter ganhado um livro da diretora da escola que eu estudava. "A Bruxinha e o Godofredo", da Eva Furnari, que veio a ser o primeiro livro que eu "escrevi". Como ele era composto basicamente por ilustrações, eu rabisquei a história pelas páginas. Logo comecei a inventar meus próprios enredos. E de textos, vieram contos, e vieram livros. E cá estou eu.


– E como descobriu o Wattpad?

Descobri o Wattpad enquanto caçava alguma rede social para poder divulgar alguns capítulos de uma história minha, “As Leis de Victória”. Acabei postando-a no Nyah por influência de minha amiga Amanda. Quando achei o Wattpad, já tinha dispensado a história, comecei a trabalhar em outra. E meu primeiro livro da plataforma nasceu, "A Verdade Sobre Eles".


– O que acha do mercado editorial nacional? Sente alguma insegurança ou medo em publicar um livro físico, ou prefere deixá-lo em mídias como o Wattpad?

Embora [o mercado] seja pouco apoiado externamente, os autores são muito unidos. Autores, editoras, bloggers etc. Digamos que somos uma grande família que busca crescer junto (salvo alguns casos, of course). Na verdade, meu livro está em processo de publicação pela Editora Percurso.


– Tem algum autor/livro que serviu de inspiração para o mundo da escrita? Que te mostrou que escrever era algo que você gostava de fazer?

Bom, já respondi um pouco dessa pergunta na primeira, mas vamos lá. Harry Potter (clichê), Sherlock Holmes... Esses foram meus livros que me mostraram como é criar um mundo onde outros possam passear. Stephen King me mostrou que a literatura pode causar inúmeras emoções, como medo. São inúmeros, mas J.K., Connan Doyle e King são os principais. Ah, também tem o Poe <3


– Como se sente ao ter seu trabalho reconhecido? Como reage com os comentários e apoios dos fãs?

Me sinto lisonjeado. É incrível quando você vê que nada foi em vão, que existe alguém interessado pelo que você faz. É inexplicável.


– Para fechar, gostaria de deixar algum recado para os leitores e seguidores da página?

Para os leitores, um muito obrigado por confiar na literatura. E para os autores, um apelo: nunca deixem de escrever, por mais difícil que possa parecer. Sempre haverá alguém interessado no que você tem a dizer.
Mesmo que demore para achar esta pessoa.
E demore.
E demoooreee.
Essa pessoa pode ser um mago do esconde-esconde.
Mas você vai achar.
Um dia.

Um comentário: