domingo, 3 de abril de 2016

ENTREVISTA #5 - LILSON JONATHAN



E hoje temos maaaaais uma entrevista para vocês, com Lilson, um autor que se aventura por vários gêneros literários no wattpad. Venha conhecer também.

Perfil no wattpad: https://www.wattpad.com/user/LilsonJonathan



- O que mais te influenciou para você começar a escrever e também pensar em publicar no wattpad? 

Uau... vamos lá rsrs A começar a escrever: eu sempre me dei bem com a escrita. Sem amei redações no colégio, mas como escritor mesmo, foi acidental, digamos assim. A amiga da minha irmã me pediu que eu a ajudasse em um concurso e trabalho escolar que era completar e fechar as lacunas de um trecho de uma historia em um resumo. Me empolguei e escrevi 5 páginas. Kkkk Ela acabou ganhando o concurso. Ali eu percebi que gostava e levava jeito em criação de personagens e enredos.
Publicar no wattpad foi através de uma amiga que já publicava e me falava muito bem. Eu amei o aplicativo e depois de um tempo criei coragem para publicar e aproveitar para reescrever um suspense que eu havia abandonado. Ufa. Foi isso. Kkk



- E sobre as influências literárias? Tem alguém que você se inspira muito ou até mesmo escritores que te ajudaram no caminho da escrita?

Com certeza. Eu já escrevia antes de ser um leitor. Mas minha escrita e conhecimentos gerais (gramática, narrativa, macetes e etc) evoluíram apos conhecer alguns maravilhosos escritores. Vou citar os que mais me marcaram.
Sempre em primeiro lugar:
A trilogia O cemitério dos livros esquecidos - Carlos Zafon
As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky
Helena - Machado de Assis
E J.K Rowling


- Tive a honra de ler seu livro "À sua sombra" e vejo que manda bem no suspense e mistério. Conte-nos um pouco da ideia sobre este livro.

Meu primeiro livro. Foi a primeiríssima ideia que tive após descobrir que gostava de escrever e criar estórias. Mas, no princípio, era totalmente diferente. A única essência que se manteve foi a primeira cena de uma garota sendo atacada por um suposto estuprador, alguém a defendendo e um morto. Eu deixei de lado depois de 50 paginas escritas com personagens e enredo totalmente diferente (e muito amador, diga-se de passagem). Eu tive a ideia de um livro Y.A (romance/drama adolescente) e me empoguei tanto que se tornou uma duologia. Apenas quando conheci wattpad que retornei ao suspense abandonado e fiz toda uma reforma, começando pela principal que se tornou Natasha.
É o livro que me surpreendeu muito. Eu fui levado pelo desenrolar daquela estória e por personagens fortes. Mais surpreendente ainda foi e está sendo o retorno dos leitores. A ideia central do suspense apenas surgiu kkkk Não teve ao certo uma fonte específica.


- Você é um autor de bastante livros. Como lida com os diversos gêneros que escreve? É dificil lidar com isso?

Eu achava que seria kkkk Como contei, comecei no suspense, mas abandonei e me descobri mesmo no mundo romance e drama adolescente. Sinceramente, não achava que seria capaz de andar por outros gêneros até retomar o suspense e me surpreender. Agora, mais uma vez, estou me descobrindo num romance escrito todo em primeira pessoa. Eu só escrevia em terceira. Está sendo divertido. Não acho difícil lidar e até já tenho ideias para outros gêneros que ainda não explorei.


- Pretende publicar suas obras? Ou é só um hobby para mostrar ao mundo suas histórias?

No início era só hobbie, mas agora sinto enorme vontade em publicar. Não só pretendo como já estou avaliando proposta de editoras que recebi. Estou dando prioridade a duologia adolescente que eu acredito que terá um maior alcance.


- Com diversos gêneros que escreve, há também muitos públicos, como lida com cada público? Como é sua reação com cada comentário e voto e qual foi a sensação de ver suas obras crescendo cada vez mais na plataforma?

Eu lido me imaginando como leitor do que estou escrevendo. E sou um leitor muito crítico. Sei que tem livros com milhões de views, mas não esperava que meus livros crescessem tanto e praticamente sozinhos, pois nunca lidei bem com o público rsrs sou muito tímido nestas questões de divulgação. No início divulguei bastante (eu acho), e quando chegou em 2 k eu deixei a deriva. A surpresa maior são comentários dos leitores, apoios. Não recebi nenhuma critica desvalorizando qualquer coisa. Agora que estou publicando um romance gay eu vejo a diferença entre os gêneros. Neste estilo poucos se manifestam. Maioria le em off. Já imaginamos o porquê. Kkk mas não me importo. Eu estou vendo os views crescendo em sequência em cada capítulo, então sei que tenho leitores fixos também nesse gênero.


- Infelizmente chegamos ao final dessa maravilhosa entrevista e queria saber qual o recado que deixa aos seus leitores e seguidores da página? Além de um recado para quem ingressa nesse mundo literário. E desde já, agradecemos essa entrevista.

Bom, aos meus leitores, todo obrigado é pouco. Vocês me incentivam a continuar.

Aos que ingressam nesse mundo literário, tanto novos leitores como novos escritores, LEIAM. Kkk Leiam muito e de todos gêneros, se possível para aprimorar seus conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário