domingo, 24 de janeiro de 2016

ENTREVISTA #2 - ED COSTA


Olá turma. Hoje tem a segunda entrevista com o autor Ed Costa. Uma entrevista bem inspiradora e com palavras de alguém que sabe bastante deste universo literário. Está muito bacana a entrevista e vamos mais uma vez conhecer um excelente autor e o que ele tem para nos falar.

Entrevista com Ed Costa (@EdCosta) -https://www.wattpad.com/user/EdCosta


- Como descobriu sua paixão pela escrita? Houve um impulso a mais como algum livro, filme ou anime? Qual?

Eu tinha 13 para 14 anos, eu já amava desenhos animados e quadrinhos de todo tipo (gibis como Mônica, mangás como Samurai X, HQs do Batman etc.) e fui um dos primeiros a terem internet em casa naquela época. Então eu lia bastantes matérias sobre os personagens, mas era tudo muito gráfico e colorido, até que nesses sites de heróis da ficção falavam de um livro que era muito legal e estava conquistando legiões de fãs pelo mundo: Harry Potter. Eu não tinha dinheiro para comprar o livro, daí pedi de amigo oculto no colégio, meu amigo me deu “A Pedra Filosofal” como presente de amigo oculto. Quando eu comecei a ler aquele livro, não soube explicar a magia que tomou conta de mim, as descrições, à narrativa, o mundo que J.K. Rowling me apresentou... Tudo foi tão fantástico e encantador que eu me tornei devoto de J.K. Até hoje, ela é meu ídolo literário. Passando por alguns problemas bem difíceis, escapei da realidade criando meu mundo, meus personagens, um lugar aonde eu poderia controlar as ações e futuro. Nasceu assim, timidamente, minha paixão por escrever, criar mundos, impulsionado pela saga do “Menino que Sobreviveu”.


- O que acha das pessoas que reprimem a literatura nacional? Algum recado para esse tipo de leitor?

Gosto de alguns livros do Paulo Coelho, como “O Alquimista”, por exemplo. Temos grandes autores nacionais por aí, inclusive da nova geração como Eduardo Spohr, Cassia Carducci e outros... Procure direito que irá encontrar literaturas nacionais de imensa qualidade, envolventes e divertidas. Autores internacionais só são mais famosos por estarem com mais fácil acesso a Hollywood e terem suas obras facilmente adaptadas para o cinema, se gosta realmente de livros, valorize seus compatriotas, pois, todo autor desprende tempo, dinheiro, suor e esforço para criar sua arte. Vale dar uma chance, procure bons reviews e indicações, que achará muita coisa nacional boa! Mercado estrangeiro tem muita porcaria também, é que o que chega aqui geralmente já são best-sellers lá fora.


- Deseja publicar algum livro fisicamente? Para obter lucro ou reconhecimento?

Todo autor busca um número maior de leitores, hoje publico digitalmente no Wattpad, em alguns meses estarei na Amazon, mas sonho em ter meus livros impressos e papel distribuídos por todas as livrarias do mundo. Vou contar um segredo pra vocês, eu estou quase um Walter White do Breaking Bad escrevendo. Meu lucro será voltado ao meu tratamento médico, preciso dele por motivos de saúde, reconhecimento não é necessário... Carinho e felicidade dos meus leitores ao se emocionarem com as aventuras que escrevo, sim. Por isso publicar em múltiplas plataformas, digitais e físicas, será importante pra mim, quem sabe outro jovem não decida virar escritor ao ler meu livro...


- Vemos em seu perfil que possui duas histórias totalmente diferente uma da outra, em modo de escrita, gênero e diversificação de conteúdo. O que o levou a fazer essas duas obras?

Minha primeira obra, “Neo Nefelins”, foi concluída e registrada em 2005. Eu tinha 16 anos na época, quando criei este universo fantástico de guerra entre anjos e demônios, com sete adolescentes mestiços dessas raças, estava inspirado em coisas da minha vida naquela época, amigos e colegas de escola, bem como desejo de viver uma aventura em grupo num mundo diferente. “James Miller” nasceu nesse natal de 2015, minha inspiração foi GTA e alguns filmes que se passam em Chicago, criar algo descontraído, engraçado e emocionante para meu público feminino que tanto cresce, e cheio de ação para o masculino. Quis com isso também me desafiar, a escrever gênero e conteúdo diferente para ver se eu sabia escrever qualquer coisa ou se só sabia escrever fantasia. Tenho recebido ótimos feedbacks de ambos os lados, então acho que consigo escrever os dois estilos, deu certo. Quero agradar a todos os públicos.


- Na sua jornada como escritor, seja virtual ou físico, o que acha que seria mais importante? Ou até mesmo quem seria mais importante?

Digo-te que QUEM... Tem sido os leitores que comentam e votam nas histórias. Todo escritor gosta de receber um retorno da história, saber se está boa, se está emocionando, divertindo... Agora O QUE, eu lhe digo que tempo livre, ler ou assistir boas histórias para esfriar a cabeça, ouvir muita música e se divertir é crucial para inspiração. Assim você aprende sobre lugares, imagina situações de outras maneiras, deseja narrar algum acontecimento e de repente tem um livro pronto.


- Algum recado para seus leitores e os seguidores da página? Qual?

Parece clichê o que vou dizer, mas... Nunca deixem de sonhar. Sei que muitos são adolescentes ainda, outros nem tanto. A vida nos prega muitas surpresas, outras pessoas tentarão te abater, mas não desista. Se quiser fazer algo bem, se espelhe nos melhores e procure seus conselhos. Tenha boas amizades e desejos justos no seu coração, por mais que o “Lado Negro da Força seja legal, a Luz sempre vencerá”. Fui recusado por várias editoras quando mais novo, hoje temos o Wattpad que serve de termômetro se a obra terá público ou não, temos a Amazon que permite ter lucro com nossa arte, editoras que publicam obras de novos escritores... Se eu tivesse desistido não estaria aqui. Digo não só no ramo literário, mas profissional e amoroso também. Sejam felizes, sem estragar a felicidade dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário